O Grupo Técnico de Mapeamento é um GT da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, coordenado por Albertina Lacerda Malta e Igor Calado, criado com a finalidade de realizar um levantamento de acervos audiovisuais no Brasil.

O objetivo geral do GT é mapear instituições e coleções públicas e privadas de acervos audiovisuais existentes no Brasil, incluindo acervos de artefatos audiovisuais em película cinematográfica, vídeo analógico e digital e arquivos digitais, além de materiais correlatos à memória do audiovisual.

Os objetivo específicos são: criar uma lista/mapa de instituições e colecionadores que detenham acervos audiovisuais (cinematecas, museus, arquivos, colecionadores privados e acervos pessoais), com a finalidade de dar visibilidade a estas instituições.

Os trabalhos serão realizados através da lista GT de Mapeamento. O GT é aberto à participação de todos os interessados e os trabalhos serão realizados através de uma lista específica. Para participar, basta acessar o link e solicitar entrada no grupo.  Já fazem parte do grupo: Mateus Nagime, Débora Butruce, José Quental e Maria Byington.

Etapas

I - Identificação e definição dos objetivos: Discussão e esclarecimento sobre os objetivos, metas, escopo de trabalho, etapas e cronograma. Duração prevista: 1 mês.

II - Identificação e definição dos métodos de trabalho e instrumentos: Avaliação e escolha dos instrumentos a serem utilizados para coleta, armazenamento e exibição das informações, informações a serem levantadas e funcionalidades necessárias dos sistemas. Duração prevista: 1 mês.

III - Levantamento e reaproveitamento de mapeamentos e listagens já realizadas;

IV - Construção e implantação dos instrumentos: ferramenta de questionário, base de dados, site, etc.

V - Realização de pesquisa: coleta e exibição de dados.


Login


© Associação Brasileira de Preservação Audiovisual - Direitos reservados