Banner site Fundaj

Acontece entre os dias 29 e 31 de outubro, em Recife, o 1º Seminário de Preservação Audiovisual do Nordeste. O evento reúne preservacionistas e suas experiências em instituições públicas e privados da região.

Confira a programação completa aqui.

Para Carlos Roberto de Souza, presidente da ABPA, o seminário possibilitará o intercâmbio de experiências do Nordeste e o início de estruturação para uma estratégia regional. “A troca de informações sobre procedimentos de preservação de acervos audiovisuais levantará debates sobre os problemas contemporâneos dessa tarefa no atual contexto das imagens digitais”, diz.

A abertura acontece no dia 29, no Cinema São Luiz com a exibição do filme Revezes (1927), de Chagas Ribeiro, que é parte do Acervo Fundação Joaquim Nabuco e da Cinemateca Brasileira. A programação continua nos dias 30 e 31 de outubro no Auditório do Museu do Estado com palestras, painéis e uma masterclass sobre preservação digital. Albertina Malta, coordenadora de Documentação e Pesquisas Históricas da Fundação Joaquim Nabuco e diretora de Relações Institucionais da ABPA, destaca o seminário como um marco para a ampliação das discussões sobre preservação audiovisual pelo Brasil. “Sempre acreditamos que o debate sobre as políticas públicas de preservação deveria expandir além do eixo sul-sudeste”, completa.

O encontro é uma parceria entre o Governo do Estado de Pernambuco, Fundação Joaquim Nabuco e a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.


Login


© Associação Brasileira de Preservação Audiovisual - Direitos reservados