A Diretoria da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual/ABPA, em nome do conjunto de seus membros, vem externar sua profunda consternação com o incêndio que atingiu o Museu Nacional na noite deste domingo, dia 2 de setembro de 2018.

Além de destruição de coleções insubstituíveis de seu acervo e do prédio de profundo significado simbólico na história brasileira, o Museu Nacional tinha um sentido mais profundo para a ABPA. Edgard Roquette-Pinto, antropólogo e professor, dirigiu o Museu Nacional a partir de 1926. Atento ao valor revolucionário da documentação audiovisual, filmou, fotografou e gravou a Expedição Rondon de 1912 em seus contatos com desconhecidas tribos indígenas. Quando diretor do Museu Nacional, Roquette-Pinto criou a primeira filmoteca brasileira de documentários científicos. Incansável defensor da importância da cinematografia, saiu do Museu Nacional para dirigir, a partir de 1936, o Instituto Nacional de Cinema Educativo. Em 1960, o INCE produziu um documentário sobre o Museu Nacional, filme preservado pelo Centro Técnico Audiovisual e pela Cinemateca Brasileira. Quase tudo que aparece nessas imagens foi consumido ontem pelo fogo. O cinema muitas vezes preserva a imagem do que já está perdido, daí a sua potência como um registro vivo do passado.

O incêndio do Museu Nacional simboliza a ignorância e o descaso dos atuais poderes públicos brasileiros para com a educação e cultura do país. Ao invés de mais cortes, este trágico incêndio evidencia a necessidade urgente de investimentos na infraestrutura de instituições de salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro, incluindo arquivos e cinematecas.

Devemos seguir o exemplo do meteorito de Bendegó que resistiu intato às chamas que avassalaram o Museu Nacional.

Resistir e lutar!

Diretoria da ABPA (2018-2020)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.abpreservacaoaudiovisual.org.br

Conheça os termos da Carta de Ouro Preto 2018

CINEOP CARTA

Leia mais...

Assembleia Geral da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, 18 de junho de 2018; Eleição da Diretoria Geral para o mandato 2018-2020

CINEOP3

Leia mais...

Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual,
15 de junho de 2018, convocada especialmente para exame e
aprovação do Regimento Interno da ABPA

Leia mais...


Login


© Associação Brasileira de Preservação Audiovisual - Direitos reservados